Páginas

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O que é uma preposição?

A gente ouve falar de preposição o tempo todo durante os estudos de Inglês. Mas o que acontece é que muitos estudantes de Inglês tem uma vaga ideia do que seja uma preposição e qual é afinal o seu papel numa sentença. Como preposições são sempre o calcanhar de Aquiles dos estudantes basicos e avançados, achei que seria uma ótima ideia fazer uma sequência de posts (começando por essa) dedicada as preposições inglesas. Hoje, vamos estudar o conceito gramatical das preposições.

Afinal de contas o que é uma preposição?

Como você deve ter percebido, preposições são geralmente palavras bem curtinhas. Elas são usadas para estabelecer a relação entre as outras palavras em torno dela. Se você procurar saber o significado da palavra preposition, encontrará algo como "positioned before". Ou seja, uma preposição se posicionará antes dum substantivo ou pronome para estabelecer o relacionamento daquela palavra com as outras próximas. Veja alguns exemplos:

a boy from the ghetto
(Here, the preposition from tells us the relationship between ghetto and boy.)
a bone for the dog

(Here, the preposition for tells us the relationship between dog and bone.)

E já que estamos falando sobre preposições, aqui vai uma lista das preposições mais comuns. Lembrando que as preposições não se resumem apenas a esta lista:

above, about, across, against, along, among, around, at, before, behind, below, beneath, beside, between, beyond, by, down, during, except, for, from, in, inside, into, like, near, of, off, on, since, to, toward, through, under, until, up, upon, with and within.

Há em torno de 80 a 100 preposições na língua inglesa. São importantes porque adicionam informações para o leitor ou receptor duma maneira geral. Por exemplo, podem estabelecer relação de lugar (como a preposição de lugar at: she is at school), relação de tempo (como a preposição before: the dinner comes before dessert), e simplesmente cede informação geral de descrição (como a preposição with, que estabelece a relação entre uma garota e uma tattoo neste exemplo: the girl with the cool tattoo.)

Uma preposição nem sempre consegue passar um sentido satisfatório de maneira isolada numa sentença. Então devemos levar em consideração principalmente o que vier depois da preposição, que na gramática chamamos de objeto. É essa junção de preposição + objeto que damos o nome de prepositional phrases. Por exemplo, pense numa mesa (table). Qualquer preposição que se relacionar a table construirá uma prepositional phrase, como em "on the table", "over/under/beside the table". Então perceba que a preposição é necessária para dar essa informação da relação entre o sujeito da frase, como Antonio, e o objeto, que é table. "Antonio is sitting on the table".

Nenhum comentário:

Postar um comentário