Páginas

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Vocabulário: estudando a palavra ASSET


Eu tenho me deparado com a palava ASSET com muita frequência ultimamente. A ultima vez que eu tive contato com ela foi através de um filme muito conhecido: À procura da felicidade, que originalmente é entitulado como The Pursuit of Happiness. Foi aí que eu notei que não tinha mais saída a não ser conhecê-la de perto e aplicá-la ao meu vocabulário ativo.

Quando eu digo vocabulário ativo, me refiro àquele tipo de palavra que você, além de entendê-la bem num texto escrito ou falado, você também consegue fazer seu uso adequadamente. Isto é, saber como pronunciá-la, combiná-la com outras palavras sem causar estranhamentos e, claro, conhecer o(s) seu(s) significado(s).

Asset, de início, foi meio confusa de entender porque é uma palavra mais usada por homens de negócio (business men). Numa empresa, por exemplo, asset se refere ao seu recurso econômico, o que ela tem, seu ativo, sua posse. Uma empresa pode have/hold/own/possess asset (ter bem), transfer (transferir), accumulate/acquire/buy (acumular, adquirir, comprar), dispose of/realise/sell (se dispor de, realizar,vender), increase/reduce (aumentar/diminuir), freeze/unfreeze (congelar, descongelar). Esses são os verbos que combinam antes da palavra ASSET, como em: They have hidden assets in banks around the world (Eles esconderam posses em bancos no mundo todo). Veja mais exemplos do uso da palavra ASSET com o significado de propriedade/posse:

  • Liquid assets can be sold more quickly (Ativos líquidos podem ser vendidos mais rapidamente)
  • Assets held by the company in Asia (Ativos retidos pela empresa na Ásia)
  • The business disposed of all its capital assets (A empresa se dispôs de todos os seus bens de capital)
  • He tranferred all his assets into his wife's name (Ele tranferir todos os seus bens para o nome de sua mulher)
  • The courts can order a company's assets to be frozen (Os tribunais podem ordenar que os bens de uma empresa sejam congelados)
Mas a palavra ASSET não se refere apenas aos bens de um empresa. O seu segundo significado é mais acessível ao discurso de uma pessoa comum, ou seja, que não faz necessariamente parte do mundo dos negócios. Antes de abordá-la, pra facilitar a sua relação de entendimento com a palavra ASSET, coloque na sua cabeça que ela carrega sempre um tom positivo, algo bom, valioso, um recurso útil, uma habilidade invejável, ou em outras palavras, tudo que as outras pessoas querem ter ou ser. Se uma pessoa é considerada um ASSET, por exemplo, signigica que ela é muito útil, tem uma habilidade invejável, se destaca com facilidade em determinado setor. Observe esta sentença: She will be an asset to any school she attends (Ela será uma pessoa muito útil/destacada em qualquer escola que for). O ASSET de alguma coisa, seja uma companhia, um objeto, lugar, estabelecimento, corresponde a um recurso destacado, o que traz benefício. Por exemplo: The tourist industry requires that the country's culture assets be made more accessible (A companhia de turismo requer que os recursos culturais do país sejam mais acessíveis). Veja mais exemplos da palavra ASSET com o sentido de recurso útil (de uma coisa ou pessoa):
  • The teachers are the school's biggest asset (Os professores são o maior recurso da escola)
  • Bow windows are a natural asset to any room and should be highlighted (Janelas de arco são um recurso natural para qualquer sala e devem ser realçadas)

7 comentários:

  1. Eu confesso que inglês não é tão fácil pra pessoas como eu...

    ResponderExcluir
  2. Bacana blog, tem um proposta de utilidade pública, por isso estou te seguindo.

    ResponderExcluir
  3. que bacana! gosto do estudo das palavras...às vezes, eu também, faço isso...procuro o significado de palavras que ficam "martelando" em minha cabeça, abçs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, Ana. Acontece até com a nossa própria língua, quedirá numa estrangeira. Espero que volte a nos visitar. Abraços!

      Excluir
  4. é uma palavra que eu não conhecia ,legal.

    ResponderExcluir